top of page
ejaf_templates_21.png

Perguntas Frequentes

Geral

1. Que escola é o Externato João Alberto Faria? O EJAF é uma escola do ensino particular e cooperativo com Contrato de Associação, localizada em Arruda dos Vinhos, que oferece ensino pré-escolar, ensino básico (2.º e 3.º ciclos), ensino secundário e ensino profissional.

2. O Externato cobra mensalidades ou propinas? Como escola com Contrato de Associação, o EJAF não cobra propinas, funcionando em regime de financiamento público. Aos cursos profissionais, aplica-se o regime de financiamento (subsídio de alimentação, transporte, bolsa de profissionalização) do programa comunitário Pessoas 2030. Apenas a valência de Pré-Escolar tem mensalidade.

Admissões e Matrículas

3. Como posso inscrever o meu educando no EJAF? As inscrições são feitas presencialmente na secretaria ou on-line através de impresso próprio de candidatura. Após a confirmação de existência de vaga, o Encarregado de Educação deverá matricular o aluno no Portal das Matrículas do Ministério de Educação, indicando o EJAF como escola de primeira preferência.

4. Quais os documentos necessários para matrícula? Documento de identificação do aluno (cartão de cidadão ou BI) e Encarregado de Educação, comprovativo de morada fiscal e do agregado familiar.

5. O que devo fazer em caso de transferência para o EJAF? É necessário solicitar transferência junto da escola de origem, devendo primeiro confirmar a existência de vaga no EJAF, através da entrega de um impresso de candidatura. Após a confirmação da existência de vaga, deverá fazer o pedido de transferência no Portal das Matrículas do Ministério da Educação.

6. Há critérios de prioridade na admissão? Sim, os previstos na lei em vigor - Despacho Normativo nº2-B/2025 de 21 de Março -, ou que decorram da atualização deste normativo.

Acompanhamento e Apoio Pedagógico

7. Como posso acompanhar o desempenho do meu educando? Através da comunicação com a Direção de Ano, da receção dos resultados dos vários instrumentos de avaliação e da consulta dos registos de avaliação intercalar e de final de período, que se encontram disponíveis na plataforma Inovar Consulta.

8. Quem contactar para dúvidas sobre resultados académicos ou comportamento? A Direção de Ano é o contacto indicado e preferencial.

Informações Práticas

9. A escola oferece serviço de refeições? Sim, com refeições equilibradas e adaptadas a diferentes necessidades, incluindo opção vegetariana. Todas as refeições são confecionadas na escola.

10. Existem atividades extracurriculares? Sim, como as “Fábrikas” e outras atividades no âmbito do desenvolvimento da cidadania e da promoção cultural e de integração na comunidade.

Apoio Psicológico e Orientação

11. O meu educando pode ter apoio psicológico? Sim, há atendimento psicopedagógico e orientação vocacional na escola.

Comunicação e participação na vida escolar

12. Como comunica a escola com o Encarregado de Educação. Por reuniões, pela plataforma digital, por e-mail e pela Caderneta Escolar (Ensino Básico) e telefonicamente.

13. Quais os canais de comunicação oficiais da escola? Telefone, e-mail, Facebook, Instagram e Site oficial.

Administração e Regulamentos

14. Onde consultar o calendário escolar? No site oficial do EJAF e na secretaria.

15. A escola fornece Seguro Escolar? Sim, conforme a legislação vigente.

16. Como justificar faltas ou pedir autorizações? Por escrito, junto da Direção de Ano.

17. Há Regulamento Interno? Sim, disponível na secretaria e no site para consulta.

18. Como reportar problemas ou sugestões? Através do contacto com a Direção Pedagógica, Direção de Ano ou via o e-mail institucional geral@ejaf.pt.

19. Como marcar as refeições escolares? Acedendo ao portal InovarSige na página da escola.

20. Como consultar o saldo e carregar o cartão do aluno. Acedendo ao portal InovarSige na página da escola.

A Escola
bottom of page