top of page

Fábrika EJAF

1-75-2.jpg

O Externato João Alberto Faria criou as Fábrikas EJAF para enriquecer o percurso escolar e o perfil dos seus alunos. Pensadas para ser “catalisadores” de novas competências e de inovação pedagógica, funcionam como uma verdadeira mais-valia educativa. Estas unidades de projeto resultam de uma reflexão interna profunda, alicerçada na auscultação de instituições de ensino superior de reconhecido prestígio, com as quais se estabeleceu um diálogo construtivo sobre as competências essenciais para os alunos do século XXI. Estas unidades de projeto não substituem os conteúdos académicos, mas acrescentam-lhes novas dimensões humanas, tecnológicas, sociais, artísticas e emocionais, fundamentais para formar o perfil do aluno EJAF.

As Fábrikas funcionam como espaços de experimentação e desenvolvimento de competências transversais – as chamadas soft skills – que são hoje reconhecidas como essenciais para o sucesso pessoal, académico e profissional. Ao integrar estas experiências no quotidiano escolar, o EJAF promove uma visão holística da educação, que valoriza tanto o saber académico como o pensamento crítico, a colaboração, a criatividade, a cidadania ativa e a inteligência emocional.

Assim, cada Fábrika é uma extensão do currículo formal, que torna o percurso do aluno mais rico e mais significativo, alinhado com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).

bottom of page