Página Principal | O Fundador | A Escola Nova | Jornal | Galerias | Links
Encontro com Escritores  
 

Encontro com Escritores Portugueses no Externato João Alberto Faria

 

No âmbito do plano de acções de formação, o EJAF e as editoras ASA e GAILIVRO promovem encontros com os escritores Ana Macedo, Violeta Figueiredo, João Aguiar e Batista Bastos.

 

João Aguiar

 


ESCRITA . «Existe uma componente racional, portanto lógica, e depois uma outra componente que é irracional»

 

João Aguiar
Escritor
57 anos

João Aguiar nasceu em Lisboa em 1943, sendo licenciado em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas. Profissão que exerceu durante anos, optando, neste momento, por se dedicar à escrita a tempo inteiro.

O romance A Catedral Verde, agora editado, vem terminar um ciclo que começou com Os Comedores de Pérolas, todo ele passado em Macau, continuando anos depois com O Dragão de Fumo, que se inicia em Portugal, mas logo regressa a Macau, onde a acção se desenvolve.

Com A Catedral Verde, a personagem principal, Adriano Carreira, regressa, ao nosso país novamente. Na busca de uma tranquilidade, que todo o tempo lhe foge.

Um romance que passa pelo misticismo, mas que sempre se entende como uma procura da portugalidade, no nosso conturbado e banalizante tempo.

 

João Aguiar vem ao Externato João Alberto Faria no dia 02 de Março de 2005 através da Editorial Asa


 

Ana Macedo  

 

Esta jovem autora nasceu em 1985 em Vila Nova de Gaia. Actualmente é estudante do curso de Saúde Ambiental na Escola Superior de Tecnologia do Porto.
Participou no Concurso de Literatura Juvenil "Ferreira de Castro", obtendo a 1ª menção honrosa em prosa, em 2002.
Começou a escrever Lágrimas Coloridas aos 14 anos, numa fase em que os sentimentos e emoções explodiam.
Apesar deste romance não ser baseado numa história real, alguns sentimentos descritos, assim como características e nomes de personagens, foram inspirados em amigos e vivências da autora.
Para além da sua actividade como escritora, pratica danças de salão na Tuna Musical e União Oliveirense.

 

É autor(a) do(s) seguinte(s) livro(s):

Lágrimas Coloridas

 

 

Sinopse : Este romance, escrito por Ana Macedo de 16 anos, aborda de uma forma só capaz de ser captada pelos olhos e pela alma de uma adolescente, os problemas da sua vida. É neste cenário que toda a maravilhosa trama nos mostra a força e dinamismo da juventude. O mistério faz parte do seu dia-a-dia. A obra envolve-se de magia e é inundada por lágrimas que ganham cor e constituem o arco-íris.

 

Ana Macedo vem ao Externato João Alberto Faria no dia 17 de Março de 2005 através da Editora GAILIVRO


Violeta Figueiredo  

 

Foi professora do ensino secundário e guionista ("Rua Sésamo", 1ª e 3ª séries, RTP, C1; "Terra Instável", RTP, C1).

Produziu várias obras no âmbito da literatura infantil e juvenil, tendo ganho os prémios Verbo/Semanário e Inapa/Centro Nacional de Cultura para inéditos da Literatura Infantil.

Tem visitado diversas escolas, nomeadamente do ensino básico, por iniciativa das autarquias.

É autor(a) do(s) seguinte(s) livro(s):

Gambozinos Marinheiros 1
A Excursão dos Gambozinos 2
A Verdadeira Vida da Formiga Rabiga 3
Tempo Maluco 4

 

Sinopse : Num barco a remos, forçados a enfrentar traições e tempestades, os Gambozinos dão o melhor de si mesmos. Conhecem uma sereia, exploram o fundo do mar e convivem sem medo com o monstrengo pessoano.

  1. Sinopse : Viajando na nave Aventura, os gambozinos e o professor Papão visitam as dunas e o seu lixo "histórico", pernoitam no Hotel Peregrino e visitam o castelo assombrado. A partir dos 8 anos.
  2. Sinopse : Através de uma investigação absolutamente exaustiva, o detective Carraça consegue demonstrar que a Formiga Rabiga não só interveio na história da Cabra Cabrês mas também na história do Lobo e da Cabaça e ainda na história dos Quatro Cantores de Bremen. A não perder!
  3. Sinopse : Como é a passagem do tempo e das estações num jardim encantado? Descubra o segredo com a Fada e os animais, seus vizinhos.

 

Violeta Figueiredo vem ao Externato João Alberto Faria no dia 18 de Março de 2005 através da Editora GAILIVRO